quarta-feira, 6 de junho de 2012

Compartilhando Conhecimento

Pele



Profª Daniela Galli

A pele é considerada o órgão sensorial mais extenso do corpo, medindo aproximadamente dois metros quadrados e representando mais de 15% do peso corpóreo em um indivíduo adulto, apresentando variações ao longo de sua extensão, sendo mais flexível e elástica em algumas partes e mais rígida em outras; cada cm quadrado contém cerca de 230 terminações nervosas especiais (receptores que detectam sensações).

Por ser o órgão mais exposto, apresenta três camadas: epiderme, derme e tecido subcutâneo. Dessa forma, constitui uma barreira de proteção contra a entrada de micro-organismos no ser vivo.

Nossa pele é composta por água, lipídios (gorduras) e proteínas. Nas camadas inferiores da epiderme estão os melanócitos, células que produzem melanina, pigmento que determina a coloração da pele. Os melanócitos são células que dispõem de pigmentos de cor, e têm a função de absorver a energia oriunda dos raios solares, evitando que cause danos a outras células. A melanina é o componente que absorve maior quantidade de energia solar. Ela pode ser comparada ao pára-raio, no sentido literal da expressão.

As estruturas que fazem parte da pele são: os pelos, as unhas, as glândulas sudoríparas e as glândulas sebáceas que, dependendo da quantidade de secreção, classifica a pele como seca (alípica), oleosa (lipídica), normal (eudérmica) ou mista.
Dicas para uma pele saudável

Beba bastante água: sua pele ficará hidratada de dentro para fora.
Use produtos testados dermatologicamente.
Tenha uma dieta balanceada. 
Ande sempre com o protetor solar na bolsa.

A prevenção é o melhor remédio para qualquer pessoa ter uma pele saudável. Cuidados com a pele não é apenas  estética e beleza, mas também é saúde e bem estar.