terça-feira, 30 de outubro de 2012

Encontro de Outubro da Rede Social Ampliar


MISSÃO REDE SOCIAL AMPLIAR: Fortalecer a articulação de Itaquera e região e ser reconhecida por suas ações de protagonismo para o desenvolvimento local.
  VISÃO DA REDE SOCIAL AMPLIAR: Até 2020, ser agente catalisador da qualidade de vida de Itaquera e região, assim como auxiliar na manutenção das conquistas.
  Data: 10/10/12 – quarta-feira
  Hora: 10h
  Local: Casa do Cristo Redentor
  Endereço: Rua Agrimensor Sugaya, 986 – Itaquera
  Mediadora: Rita Puosso

Presença (9 pessoas)
Rita  – Senac                                                     Luciene – ONG AMEI                      Lilian  – SESC Itaquera       
Madalena – Agente de Proteção a Saude              Goretti – CEAT                      Nivaldo – Fundação CASA               
Raquel e Vera – Casa do Cristo Redentor          Andréia – Centro Social Marista        Andréa – CAPS ITQ    
   Pauta
- Leitura do texto “Preparando o terreno” – Guia de prevenção para Pais e Educadores da Associação Parceira Contra as Drogas – APCD – edição crescendo sem drogas – 2009 – páginas 10 a 12.
   - Reflexão do papel dos pais, familiares e educadores sobre a questão das drogas.
  - FAS Natal: Rita informou que recebeu retorno da Obra Social Dom Bosco, que nos cederá uma barraca, nos moldes das Festas Brasileiras, para o artesanato da rede, no evento Festa das Nações de 11/11/12, domingo, das 10h as 19h. Sugeriu que as organizações se revezem durante o horário da festa na barraca.Enviará junto com a ata o questionário para as organizações que desejam participar. Lilian abriu a possibilidade de um evento no SESC e indicará contato para a realização da FAS Natal no Parque do Carmo. O SESI está estudando a viabilidade de ceder o espaço para a realização, assim que receber retorno Rita comunicará a Rede Social.
- Evento da AMEI: Luciene informou que alguns parceiros não confirmaram participação no evento. Os presentes orientaram para que no próximo evento o contato com a rede e parceiros seja feito com mais antecedência para que possamos articular ações mais efetivas. Goretti-CEAT, Madalena – Prevenção e Rita- Senac confirmaram a  participação no evento da AMEI que acontecerá em 19/11/12 na sede da organização. Contato: 4102-8572 – Luciene ou Kéu.
- AGENDE: Rita informou que o projeto de incubadora, responsabilidade da Prefeitura de SP, está chegando em Itaquera, São Mateus, São Miguel e Itaim Paulista, através de um processo de licitação lançado pela prefeitura, a responsável em Itaquera é a Subprefeitura, mas a população e lideranças locais estão sendo convidadas a participar dos encontros. Rita passará informações para que a rede social se aproprie e participe.
- PROJETO NATAL EM REDE: Cada organização da rede social fará uma árvore de Natal, de até uns 50 cm e presenteará outra organização no encontro de novembro. Faremos um sorteio tipo amigo secreto na hora da reunião e a troca de árvores. Sugestão: material reciclável e confeccionado nas próprias organizações.
  Informes
·         TECNISA – projeto de trocas – a construtora Tecnisa lançou um aplicativo que permite trocar, emprestar e compartilhar o que quiser. Informações: WWW.tecnisa.com.br/consumocolaborativo
·         Dica de Filme – Precisamos Conversar com o Kevin – retrata o universo jovem, com foco na família problemática e um jovem psicótico.
·         Apresentação da Cartilha do Ministério Público do Trabalho – MPT, que foca o Combate ao trabalho infantil – “Brincar, estudar, viver...Trabalhar, só quando crescer.”  Informações: www.prt2.mpt.gov.br

Encerramento
 
   Raquel, voluntária da Casa do Cristo Redentor nos presenteou com a leitura de um texto sobre os laços de amizade e com uma lembrança artesanal.
   Texto:  Laço – será anexado ao e-mail junto com a Ata.
  Próximo encontro:
 14/11/12 – quarta-feira
  Hora: 10h
  Local: SESC Itaquera – Av. Fernando do Espirito Santo de Mattos, 1000
  Contato: Lilian       lilian@itaquera.sescsp.org.br
  Fone: 2523-9314