Sobre a Rede Social

 A Rede Social aMPLIAR é composta por organizações sociais da região e teve início por volta de 2005. Nasceu com o nome Rede Social Itaquera e o objetivo de promover o desenvolvimento local e para tanto vem se preparando para isso, passando por capacitações e debates: Formatos Brasil, Clube de trocas, Lider Cidadão com Sebrae, Rede e Desenvolvimento, Visão de Futuro, Diagnóstico Participativo e Memória Social com Museu da Pessoa, dentre outros.
Iniciou um processo piloto para o Plano de Ação Local em meados de 2007 no bairro José Bonifácio, com a etapa de sensibilização para o desenvolvimento e mobilização para formação de  uma equipe de articulação local.
Ainda em 2007, promoveu uma maior aproximação entre os membros com o projeto Fazendo a História da Rede, que consiste em compartilhar a linha do tempo individual com o histórico de vida de cada participante, criar a linha do tempo coletiva do trabalho social e uma roda de história sobre a participação na Rede Social Itaquera.
Ainda através da capacitação em Registro de Memória Social, a Rede  desenvolveu o projeto Memória do Bairro José Bonifácio para ser usado no processo do Plano de Ação Local.
Em 2008 iniciou o processo de Desenvolvimento Local na Cohab Juscelino Kubistchek, com capacitação de líderes locais no cursos de 160 horas, de Agente de Desenvolvimento Local,  cujo projeto de conclusão de curso culminou com o plantio de mudas de árvores no entorno do campo de futebol local.A ação visa integrar a comunidade local no projeto à longo prazo, pois cada árvore foi adotada por uma criança moradora do bairro.
Em Itaquera, se iniciou o fortalecimento da Rede em meados de 2009, com a chegada da nova mediadora da Rede, que tem se empenhado em aproximar as organizações locais para o exercício de ações de cidadania, aproximando os atores locais e mediando ações na região leste.
Em 2011 a Rede Social recebeu parceiros de vários bairros vizinhos de Itaquera, que muito têm a acrescentar ao grupo e inicou-se discussões sobre alteração do nome.
Após várias deliberações, na reunião de setembro, o grupo presente na reunião mensal, que foi realizada no CEU Azul da Cor do Mar, em 21/09/11, decidiu o novo nome da Rede como REDE SOCIAL AMPLIAR, termo que por si só congrega o objetivo de uma rede, onde os vários bairros  se congregam, não impõe territorialidade, num espaço livre e com um nome democrático onde acredita-se que as comunidades possam compartilhar seus ideais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário