Memória


FÓRUM DE ÉTICA, CIDADANIA E JUSTIÇA SOCIAL abril de 2010
A CASA Guaianases participou no sábado (17 de abril) do III Fórum de Ética, Cidadania e Justiça Eleitoral, realizado nas dependências do CEU Inácio Monteiro, no Conjunto Inácio Monteiro, Zona Leste da Capital.
Organizado por associações comunitárias da região, o evento proporcionou aos moradores acesso a serviços e recursos básicos, como informações sobre saúde, incluindo testes de glicemia e medição da pressão arterial. Trinta casais puderam oficializar sua união perante o Cartório de Registro Civil numa cerimônia comunitária realizada no evento.O Fórum contou, ainda, com apoio do Senac, de representantes de  ONGs e de movimentos populares de moradia. A participação da unidade da Fundação CASA  aconteceu por meio de uma exposição fotográfica das atividades desenvolvidas pelos adolescentes.
A CASA Guaianases faz parte do Programa Desenvolvimento Local Juscelino Kubistchek, criada há cerca de um ano, e que conta com a participação de diversas organizações sociais.O objetivo é estimular o desenvolvimento do bairro e contribuir para uma melhor organização comunitária.
*texto produzido pela assessoria de imprensa da Fundação CASA e originalmente publicado no site:  http://www.casa.sp.gov.br/site/noticias.php?cod=2937



SHOWS MUSICAIS MARCAM ANIVERSÁRIO DA COHAB JK EM GUAIANASES
Abril de 2010
Para comemorar o aniversário de 25 anos do Conjunto Habitacional Juscelino Kubitschek (Cohab JK), a Subprefeitura Guaianases em parceria com a Rede de Desenvolvimento Local da Cohab Juscelino Kubitscheck promoveu do último domingo, dia 25 de abril, uma série de atividades. A programação teve início às 9 horas, com atividades de balé, capoeira, e desfile da Guarda Mirim. À tarde houve shows de músicos da região, que se revezaram no palco montado em um dos pátios existentes na rua Utaro Kanai. Um público de aproximadamente 200 pessoas apreciou a apresentação das bandas Cronics a Lie (pop rock), Massivo Hops (hip hop), Cvilização Central (pop rock), entre outras. Apesar da animação do público, a festa, que estava programada para terminar às 18h, foi encerrada um pouco antes devido à chuva que caiu por volta das 16h. Mesmo assim, a moradora Esabelly Batista Ferreira, de 10 anos, aprovou a participação de bandas do bairro. "É muito bom valorizar os talentos da região. Adorei todas as bandas", declarou.
                  


ALUNAS DE ESTÉTICA SENAC ITAQUERA ATENDEM NA FESTA DAS FAMÍLIAS NO CENTRO
SOCIAL MARISTA IRMÃO LOURENÇO                          
Setembro de 2010
No dia 25/09/10, cerca de 15 alunas do curso de estética do SENAC Itaquera participaram
da festa das Famílias no Centro Social Marista Irmão Lourenço, onde atenderam com serviços
de higienização facial mais de 50 pessoas, entre crianças, jovens, adultos, idosos, homens e
mulheres.
“Tocar as pessoas com carinho e atenção fez a diferença.” – relata uma aluna.
Muita alegria e descontração marcaram o evento.



REDE SOCIAL PARTICIPA DOS EVENTOS DE 324 ANOS DE ITAQUERA novembro de 2010
Durante todo o mês de novembro Itaquera está em festa e a Rede Social participa da organização e apresentações.
No dia 13/11/10, Rede Social, Subprefeitura Itaquera, Unicastelo, Senac e Loja Social uniram-se ao Nikkei Clube e Federação Sakura (cerejeira, em japonês) Ipê do Brasil para o evento Cultural no Ginásio de Esportes da Unicastelo.
 Apresentações de danças típicas e a deliciosa culinária típica japonesa aqueceram a tarde de frio.
Estiveram presentes representantes da sociedade civil e autoridades locais.
O subprefeito Roberto Tamura agradeceu a participação e o empenho da Rede Social no evento.


SEMANA GLOBAL DO EMPREENDEDORISMO – SENAC                             novembro de 2010
O Senac participou pelo terceiro ano consecutivo da Semana Global do Empreendedorismo e no calendário de eventos da unidade Itaquera, a Rede Social  participou :
•·         Dia 17/11/2010: Feira de Empreendedorismo - exposição de produtos dos artesãos da Loja de Solidariedade, projeto nascido nas reuniões da Rede  e apoiado pelo PISC Dinda - projeto da Unicastelo e pela Rede Social. Para protagonizar um desfile com as peças confeccionadas pelos artesãos locais foram convidados alunos do curso de Programa de Educação para o Trabalho - PET, que ocorre na Escola Juscelino Kubitschek, em Guaianases

•·         Dia 19/11/10: Palestra sobre Empreendedorismo Social com a 1ª parte: apresentação dos cursos da área de Desenvolvimento Social, Programa Rede Social e Voluntariado Corporativo realizado pela mediadora Rita Puosso e a 2ª parte:  sra. Sanderli, parceira da Rede Social e colaboradora da Subprefeitura de Cidade Tiradentes,  que focou o mercado de trabalho do terceiro setor, que está se profissionalizando e a importante participação do Senac na oferta de cursos que agrega valor e profissionalização ao setor.


FÓRUM DIA MUNDIAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Parceria Redes Sociaais  Itaquera e Penha               novembro de 2010
Em 25/11/10 no CEU Aricanduva, Avenida Olga Fadel Abarca, 21500 - Jardim Santa Teresinha - São Paulo - SP - Telefone: 2135-0300, das 13h00 às 17h00.DOAÇÃO DE UM LIVRO OU GIBI USADO.
Para dar visibilidade ao Dia Mundial do Combate à Violência Doméstica, orientando a sociedade sobre essa importante questão, o palestrante Dr. Ayrton, médico e mestre especialista em violência doméstica contra a criança e o adolescente, irá expor sobre o tema para a comunidade local.

Na ocasião, ele apresenta índices significantes de violência silenciosa, além de promover uma mesa interativa de discussão com profissionais do Senac, de assistência social, da Polícia Militar e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) , para que esse assunto seja apresentado sob todos os ângulos.

A instituição acredita que essas atividades aumentam a percepção sobre a violência da sociedade e muitas vezes interrompem o ciclo do fenômeno chamado violência.
O ingresso para o Fórum foi a doação de um livro ou gibi, novo ou usado, em boas condições, que foram doados ao evento cultural da Fundação Tide Setúbal, parceira das redes sociais citadas.

Atividades até 2009

AÇÕES DE DESTAQUE DA REDE SOCIAL ATÉ 2009
Projeto: Roda de Prosa - Maria da Penha, uma história de luta em movimentos sociais
Sumário Executivo:
O objetivo deste projeto é criar acervo histórico de exemplo de vida dedicada a lutas nos movimentos sociais e compartilhar o exemplo por meio de video e 1.000 cartilhas com informações uteis para representantes de organizações sociais, educadores e atores locais interessados na história de luta em movimentos populares. A filmagem da Roda de Prosa será realizada no dia 26/07/08 das 14h30 as 18h com convidados exclusivos para esse fim.

Resultados:
Participaram da atividade da filmagem, amigos da Maria da Penha, familiares e lideranças sociais, um total de 31 participantes. Divididos entre plateia e participantes da roda de história, todos contribuiram para a realização da atividade que acabou sendo uma homenagem e um registro de história.
O material filmado foi encaminhado para técnicos do Museu da Pessoa para ser analisado e orientado o prosseguimento desta atividade.


SENAC CRIA PARCERIAS PARA CURSOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL – RESULTADOS 2009
Realizou-se nesse ano, várias turmas externas do Programa Educação para o Trabalho - PET e Agente de Desenvolvimento Local - ADL, buscando contemplar as comunidades de Itaquera e região com ensino de qualidade, levando os cursos para escolas públicas, Centro de Educação Unificado - CEU e Organizações do Terceiro Setor.O objetivo é ampliar a oferta da gratuidade e levar o curso à população, contribuindo para que  jovens e adultos, que desejam atuar como protagonistas nas melhorias de seu bairro,
não precisem se deslocar até o Senac e dispender o valor do transporte ou alimentação, fatores que provocam evasão, mesmo o curso sendo gratuito.Nesse sentido as parcerias são importantes, pois o Senac oferece o curso, o material didático, a metodologia e o professor capacitado, em contrapartida a organização oferece o espaço e possibilita
o ingresso de seus usuários nos cursos do Senac.